Existem inúmeras formas de simplificar a vida. Mas como dificilmente a gente para pra pensar nisso, o blog selecionou alguns caminhos bem fáceis que podem deixar a sua rotina mais leve e sua vida mais simples e descomplicada.
1. Diminuir as roupas. Quando você se dá conta seu armário mais parece uma zona de guerra. Para evitar isso, mantenha somente aquilo que você usa e ama à sua vista. Faça seleções periódicas para destralhar (por estação, por exemplo) ou tenha em mente que se comprar uma peça, pelo menos uma tem que sair.
2. Computador, e-mails e redes sociais. Tire um tempinho para limpar seu computador, deletar fotos e arquivos que não precisam estar ali. Faça uma limpa nos seus e-mails, cancele a assinatura de newsletters que não te interessam mais ou que entopem sua caixa de entrada. Entre nas suas redes e faça uma seleção de pessoas e contas que você não faz mais questão de mais acompanhar. Isso faz um bem!
3. Contas. Organizar as finanças traz muitos benefícios pra mente. Saber com o que você gasta faz com que você seja mais consciente em suas escolhas. Anote suas despesas em um só lugar, pode ser em papel ou aplicativo, hoje em dia tem vários que ajudam e muito. No final do mês faça um balanço e veja com o que você pode poupar no mês seguinte.
4. Revistas e livros. Essa pode ser difícil, mas é bem necessária. Livros e revistas ocupam muito espaço, além de acumular poeira, fazendo com que você gaste tempo e energia em algo que está ali, parado. Separe tudo que você não vai mais ler/consultar e doe.
5. Caixa de medicamentos. Pegue uma sacola e vá colocando tudo o que está vencido. E depois leve a sacola até uma farmácia para o descarte correto.
6. Banheiro. A mesma ideia da caixa de medicamentos. Pegue uma sacola e coloque tudo o que você não usa e/ou está vencido. Deixe no box do banheiro somente aqueles produtos que você está usando no momento. Quem precisa de 3 shampoos, não é mesmo?
7. Geladeira. Tudo o que está vencido – ou apodrecendo – vai fora! Não é nada legal ver o tanto de coisa que a gente joga fora, mas é pior deixar ali. E mais importante é fazer o descarte correto. Depois, é só organizar cada item em seu lugar, separando por categorias.
8. Exames médicos. Coloque todos os exames médicos em cima de uma cama/mesa e selecione os mais novos ou aqueles que precisam ser mantidos. Feito isso, coloque tudo numa pasta ou gaveta (gosto de deixar uma gaveta específica pra isso). Tudo o que não precisa, jogue fora.
Você não precisa fazer tudo isso de uma só vez. Pegue um final de semana e escolha um ou dois itens. Tenha foco e tente terminar a tarefa, por exemplo, coloque as sacolas para doação já dentro do carro, assim você não cai na tentação de abrir e retirar algo ou deixar pra depois.
Keep it simple!
13 Comentários
Roberta
11 de março de 2016 at 08:52Gostei desse post!
Dicas concisas e diretas.
Beijos
Nati Grazziotin
11 de março de 2016 at 13:11Brigada, Roberta! ;)
Susany Batista
14 de maio de 2016 at 15:30Ótimas dicas, de tempos em tempos eu fico fazendo faxinas para ver nao estou acumulando nada.
Nati Grazziotin
16 de maio de 2016 at 17:37Eu também, é sempre bom né?
Isis
3 de junho de 2016 at 16:27Estou adorando este blog. Sugestões preciosas.
Nati Grazziotin
3 de junho de 2016 at 17:53Que maravilha, Isis! Obrigada :)
Glene Rodrigues dos Santos
26 de julho de 2016 at 13:39Amei o blog. Quero estar por aqui sempre, tem me ajudado bastante a encarar uma nova vida com o conceito de que menos é mais, economia de tempo e dinheiro com algo que não vá servir pra mim.
Nati Grazziotin
26 de julho de 2016 at 14:18Oba! Que bom saber disso, Glene :)
Seja sempre bem vinda por aqui!
MYLENA GREGORIO
19 de novembro de 2016 at 09:42maravilhoso seu blog adoro o seu modo de pensar e divulgar para pessoas e além de ajudar no nosso aprendizado que precisamos ser nos mesmo ! Vou esta sempre no blog!!
Nati Grazziotin
1 de dezembro de 2016 at 09:13Obrigada Mylena! Fico muito feliz com o seu feedback ;)
Marcely Santos
30 de janeiro de 2017 at 02:02Eu a parabenizo ,gostei desse post, mais precisamente pela forma clara na escrita .
Nati Grazziotin
31 de janeiro de 2017 at 18:26Obrigada Marcely! Fico muito contente com o seu comentário ;)
Ana Checoni
31 de janeiro de 2020 at 11:38Não importa o tempo: o conteúdo por aqui é sempre rico! Te acompanho desde 2016 e hoje, 31/01/2020 passei aqui para reler alguns posts… Obrigada por tanto, Nati!