Armário-cápsula Minimalismo

Como refinar seu estilo usando o Pinterest

Acontece muito. Quando alguém descobre que estou vivendo com poucas peças me dizem que adorariam fazer o mesmo, mas não sabem se seriam capazes porque não encontraram o seu estilo. Me perguntam: como vou viver com pouco se não sei do que gosto? Isso é bem interessante, se a gente for parar para pensar, né. A gente vive comprando coisas, gastando dinheiro, enchendo o guarda-roupa de peças que nem sabe se nos representa de verdade. Não seria melhor, antes de sair comprando, parar e analisar no que faz sentido gastar seu dim dim e sua energia?

Já mostrei nesse post aqui um passo a passo de como encontrar o seu estilo para montar um armário-cápsula e indiquei um ótimo aliado por lá, o Pinterest. Essa rede social é tão legal que vale a pena mostrar dicas de como usá-la para refinar o seu estilo pessoal.

Uma coisa que aprendi é que nosso estilo vai sendo moldado a partir das nossas referências, não só no que diz respeito à moda. Os nossos gostos musicais, o nosso estilo de vida, os nossos artistas preferidos, tudo isso nos ajuda a moldar a nossa essência, de moda e de vida.

E o Pinterest é super bacana exatamente por reunir referências. Por lá você cria boards que são “pastas” com um tema específico. Quando for “pinar”, que é o termo usado para salvar as imagens que mais gosta, preste atenção em alguns detalhes, como:

Paleta de cores. Quais as cores mais se repetem nas suas escolhas? 

Busque outras referências fora da moda. Decoração, arquitetura, sobremesas, animais, flores, tipografia. Olhar imagens bonitas vai ajudar a aprimorar o seu senso estético.

Busque poses e “atitude” que mais gosta numa foto. Isso é bem importante para aprimorar o seu olhar.

Busque truques de estilo. Olhe com atenção. O que faz com que aquele look seja bacana? Será aquela sobreposição? Aquela manga dobrada? O jeito de amarrar o tênis?

Procure identificar que estilo mais te agrada. Minimalista, básico, romântico, boho, grunge? Treine seu olhar e perceba as diferenças.

Veja várias maneiras de usar uma mesma peça. Por exemplo, camiseta listrada. De que forma outras pessoas estão usando a mesma camiseta? De que forma você mais gosta?

como refinar seu estilo usando o Pinterest 2Quando você reunir um bom número de imagens, dê uma olhada geral e analise o que mais aparece. Que estilo é mais predominante? É bem provável que você encontre uma unidade ali. E provavelmente seja esse o estilo que você quer para sua vida e que te fará feliz.

3 Comentários

  • Reply
    Amanda Almeida
    26 de outubro de 2015 at 13:26

    Oi Nati, tudo bem?
    eu tenho utilizado e muito o Pinterest a meu favor. Ele tem me ajudado e muito a me inspirar a utilizar determinada peça de roupa de várias maneiras diferentes. gostei de mais das suas dicas, e já utilizo algumas delas.
    abraços,
    Amanda Almeida

  • Reply
    Vanessa
    9 de novembro de 2015 at 13:48

    Bom dia!!! Parabéns pelo seu blog…
    Estou adorando…
    Beijos

    • Reply
      Nati Grazziotin
      11 de novembro de 2015 at 14:54

      Oba, que legal Vanessa! Muito feliz em saber disso, viu?
      Beijos

    Deixe o seu comentário...