Bem Estar

Do que é feita a felicidade?

Uma das maiores barreiras que enfrentamos para sermos felizes está no fato de colocarmos o motivo da nossa felicidade no outro, ou pior, em algum objeto de desejo. Alimentamos a ilusão de que somente quando alcançarmos aquele objetivo seremos felizes. Aí, chega o dia em que alcançamos, sentimos prazer e logo esquecemos para dar lugar a outro desejo.

Já percebeu como isso nunca vai levar ao contentamento?

Depositar a responsabilidade da nossa felicidade em outra coisa ou pessoa senão nós mesmos, é um erro. A frustração é inevitável, e como poderia ser diferente? Quem é o responsável por nossa felicidade não é o marido, não é a esposa, não são os filhos, muito mesmo o chefe. Somos nós. É meu amigo, a busca aqui é solitária mesmo.

Mas e aí você me pergunta, onde está a felicidade afinal? Quem sou eu para responder a uma pergunta tão filosófica, mas acredito que a felicidade está em você estar em paz com quem você é, e olhar as coisas simples da vida com atenção – e realmente admirá-las.

O que tem acontecido é que muita gente, cansada do mundo dos excessos, tem buscado na simplicidade um caminho para encontrar a satisfação plena. Faz sentido já que é muito mais fácil encontrar esse sentimento olhando pra dentro e mudando a forma com que enxerga as coisas ao seu redor.

Ganhei de uma amiga muito querida (oi, Gabi <3) um livro com 14 mil motivos para ser feliz. Nele, a autora conta em tópicos pequenas coisas e situações que as faz feliz. Essas “pequenas coisas” vão desde cheirinho de pipoca até chorinho de nenê. Ler essas “pequenas alegrias” é um ótimo exercício de inspiração para perceber que muitas situações do nosso dia a dia poderiam ter sido vistas com olhos mais gentis e assim gerar felicidade. Basta ter esse olhar.

Que tal fazer um exercício? Acordar amanhã e ir percebendo tudo que te traz alegria. Pode ser abrir a janela e ver que tem sol, almoçar com uma amiga, estar com vontade de doce e lembrar que sobrou sobremesa na geladeira, relaxar depois de um dia cheio… Claro que vão existir dias mais e outros menos felizes, mas se colocarmos o motivo da nossa felicidade nessas pequenas coisas do dia a dia, a chance da nossa vida ser mais feliz aumenta e muito, não acha?

E pra você, do que é feita a felicidade?

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário...