Acontece muito. Você tem várias tarefas pra realizar durante o dia. Começa uma, quando vê já está em outra, e mais outra. O mundo de hoje nos cobra produtividade e parece que fazendo várias coisas ao mesmo tempo estamos sendo mais produtivos, realizando mais. Mas por acaso você já teve a impressão de não ter realizado nada no final do dia, apesar de estar super cansado?
Isso acontece porque gastamos muita energia em mini tarefas que não são tão importantes ou pelo menos não nos requer pensamento crítico.
Esse comportamento faz com que a gente acabe postergando a realização das grandes tarefas – aquelas que irão nos fazer de fato sermos produtivos.
E tem outra. É bom desmistificar que ter muitas atividades não é sinônimo de status. Ao que parece responder a pergunta mais banal do universo “oi, tudo bem?” com um “bem corrido, sabe como é…” virou normal. Como que para ser considerado importante a pessoa precisasse estar sempre atolada de tarefas e 24 horas nunca são suficientes para tudo que ela precisa realizar durante o dia.
Começar várias tarefas e não completá-las ou então fazer algumas mini tarefas não tão importantes gera aquele velho sentimento de frustração. Aquela sensação de não ser produtivo. Confesso que esse é um dos sentimentos que mais me incomoda. Quem não gosta de terminar o dia com a alma leve, na certeza de que realizou algo importante, especial, algo que vai fazer a diferença, seja no seu trabalho, na sua vida pessoal ou até mesmo para uma pessoa?
Fomos criados para sermos “multi atarefados” quando na verdade nosso cérebro foi feito para focar em uma coisa de cada vez. Bombardear nossa cabecinha com informações só o desacelera. Sabe aquele provérbio do homem que persegue dois coelhos e acaba não pegando nenhum? A lógica é essa. Melhor fazer UMA grande tarefa e realiza-lá até o final do que várias mini tarefas que no final das contas não tem tanta importância.
Nosso cérebro agradece.
2 Comentários
Amanda Almeida
19 de fevereiro de 2016 at 17:56Oi Nati, tudo bem?
Confesso que há algum tempo tenho sofrido com essa necessidade de ser multitarefas, o que acaba se tornando algo frustrante, pois no fim, nada sai como deveria. Gostei do seu post e concordo com certeza, hoje tento me policiar a manter sempre o foco em uma coisa de cada vez. Algumas vezes é difícil, mas estou trabalhando nisso.
Abraços,
Amanda Almeida
Nati Grazziotin
22 de fevereiro de 2016 at 10:08Oi Amanda, tudo bem e você?
Geralmente quando a gente coloca intenção nas coisas, tudo sai com mais naturalidade. E pra isso o ideal é fazer uma coisa de cada vez ;)
Que bom que gostou do post!
Um beijo