A importância de estabelecer metas

3 minutos de leitura

“Estabelecer metas leva você de um estado de vítima para o controle da sua vida”. Quem disse isso foi Joseph O’ Connor, romancista irlandês que sabia das coisas. E não tem época mais propícia para falar sobre metas quanto agora, no início do ano. É inevitável não ter uma sensação de recomeço quando um ano inicia, não é verdade?

Se você tem a impressão de que nada acontece na sua vida – mas ao mesmo tempo não faz nada para mudar isso – colocar metas no papel pode ajudar a dar um propósito e um ânimo à sua rotina, porque você estará trabalhando para conquistar aquilo que deseja. Tudo acaba fazendo mais sentido. E as metas não precisam ser gigantes. Coloque no papel tudo que você gostaria de fazer, realizar, conquistar, e até de que forma melhorar como pessoa. Ser mais amável com os pais, por exemplo, pode ser uma boa meta 🙂

Parar por um momento e analisar o que quer fazer nos próximos meses – e anos – faz com que você tenha mais controle sobre as suas decisões, porque elas serão tomadas com base em um propósito maior, no seu objetivo.

Para ajudar, é importante que as metas sejam claras. Por exemplo, ao invés de colocar na sua lista de resoluções: guardar dinheiro, coloque o quanto você quer poupar por mês. Se você tem como objetivo comprar um carro divida o valor pelos meses que pretende poupar e veja quanto precisa por mês para realizar a compra. Dessa forma as metas ficam mais palpáveis.

Uma técnica que aprendi é fazer duas listas, uma com minhas realizações e outra com as metas. Numa coluna listo tudo que já conquistei no ano que passou e na outra coluna os meus objetivos para o próximo ano. Dessa forma, quando leio as duas colunas vejo tudo que já realizei e isso me dá ânimo para continuar buscando meus sonhos e desejos.

Assisti a um vídeo que tem tudo a ver com isso. Nele, Erico Rocha, especialista em marketing digital, fala que o fato de escrever os seus objetivos, ou seja colocá-los de uma forma visível, aumenta e muito a sua chance de sucesso. Mas não adianta escrever a lista e deixá-la abandonada. Você precisa estar sempre de olho nela, por 5 minutos por dia. Ele explica que isso acontece porque, como a maioria das decisões do nosso dia a dia são tomadas pelo subconsciente, colocar os objetivos no papel, escrevendo (ou seja, tornando-os visível) aciona um gatilho mental que faz com que o subconsciente direcione a sua ação para essas coisas sem que você perceba. Bacana, né?

Então que tal aproveitar que o ano começou e fazer a sua lista de objetivos e metas? Eu já estou preparando a minha 🙂

Porque Sêneca já dizia que “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” É ou não é?

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários
  • Susany Batista
    15/05/2016

    Todo ano faço uma listinha com poucas coisas que quero realizar, antigamente lotava a minha lista e me sentia frustrada por não realizar nenhuma e percebi que o erro era meu que não mantinha o foco. Hoje coloco no máximo 10 itens e que estão ao meu alcance no momento para realiza-los