Armário-cápsula

Como iniciar um guarda-roupa minimalista

Sempre recebo perguntas com dúvidas de como começar um guarda-roupa minimalista sem ter que comprar muitas peças, afinal a ideia é essa, né?

A primeira coisa que temos que ter em mente é que você tem que conhecer o seu estilo. Você é mais básica, moderna, boho, alternativa?  Ou é uma mistura de todos?

Eu entendo minimalista como um guarda-roupa funcional e prático, com peças que são usadas de verdade, que você ama e se sinta bem.

Por isso é essencial saber quais peças mais se encaixam no seu estilo de vida. Você deve se perguntar quais são suas atividades, se precisa vestir algum dress code no trabalho, quais são seus hobbies, o que faz no fim de semana. E assim as peças essenciais vão surgindo.

Claro que quem tem o estilo básico tem mais facilidade de definir essas peças. Mas quem não tem, não deve fugir do seu estilo pra ser mais minimalista (ou seja, ter menos peças).  Você pode escolher aquelas peças que mais ama de cada estilo e saber que vai usar muito! Por isso é importante que sejam itens que você goste muito mesmo, sabe? Que não vá enjoar fácil.

Vamos às dicas?

* Uma boa calça jeans, uma calça preta e uma branca já garantem vários looks, por exemplo.

* Quem gosta de saia é só escolher um modelo em tons neutros e modelagem que caia bem no seu biotipo. Se funcionar tanto pro inverno quanto pro verão, tanto melhor. Se não, escolha uma para cada estação.

*Uma bermuda ou short jeans são parceiros perfeitos pra quem curte mostrar as pernas em looks mais fresquinhos, além de serem super versáteis.

*Cardigans são úteis tanto no inverno, usados por baixo de casacos mais pesados para dar aquela aquecida, quanto na meia estação, quando as manhãs e as noites são mais fresquinhas.

*Se na sua cidade faz frio é bom ter um casaco mais pesado, a cor preta é a mais indicada, mas isso depende de quais são as cores do seu guarda-roupa. Ele tem que combinar com tudo.

*Escolha casacos que indiquem o seu estilo, por exemplo, se for mais clássica, um bom trench coat ou um casaqueto estilo Chanel seriam peças bacanas para investir. Já um casaco de couro garante looks mais pesados ou alternativos.

*Acho uma boa ideia as partes de baixo serem neutras, aí você pode ter menos peças. Como as partes de cima sujam e aparecem mais, é legal ter mais variedades.

*Acessórios também garantem looks interessantes sem ter que investir em novas peças. No inverno uma boa echarpe, um cachecol, uma gola quentinha, um gorro. No verão, um cinto, um lenço amarrado no pescoço, um colar diferente…

Enfim, opções não faltam pra deixar as combinações mais bacanas sem ter que gastar com peças novas. E lembre-se, se for comprar, não tem problema, desde que você use muito, com o maior número de peças que você já tem e por um bom tempo. Isso é pensar de forma minimalista. Não comprar apenas por comprar.

20 Comentários

  • Reply
    Renata Rodrigues
    10 de setembro de 2016 at 00:40

    Oi Nati! Eu amo o estilo minimalista, queria ter feeling pra me arriscar em alguns outros quesitos, hahah. Enquanto isso, eu fiz um armário capsula que até que tem ajudado bastante. Estou nessa desde janeiro e sem me arrepender. Super apaixonada pelo estilo menoa consumista e o mais consciente possível!
    Enfim, adoro seu blog!
    Um beijo,
    http://Www.vestidinhojeans.com

    • Reply
      Nati Grazziotin
      12 de setembro de 2016 at 11:01

      Que bacana Renata! Obrigada pelo comentário :)

  • Reply
    Jessica Caroline
    14 de setembro de 2016 at 01:52

    Olá! Acabei de descobrir seu blog e estou adorando! Super inspirador! Busco por uma vida mais simples, com mais aprendizado e significado, tudo a ver com o minimalismo! Ganhou mais uma leitora! Parabéns pelo trabalho!

    • Reply
      Nati Grazziotin
      14 de setembro de 2016 at 09:03

      Oba, que ótimo saber disso Jéssica! Fico muito feliz e seja bem vinda :)

  • Reply
    Ana Paula
    15 de setembro de 2016 at 20:06

    Também adotei este estilo há bem pouco tempo quando descobri o blog, ainda não doei tudo o que não uso porém já eliminei muitaaaa coisa. Estou me sentindo bem melhor. Melhorando a cada dia, hehe. Bjos, meninas!

    • Reply
      Nati Grazziotin
      16 de setembro de 2016 at 08:55

      A ideia é bem essa, Ana Paula!
      Bjos pra você

      • Reply
        Ana Paula Paiva
        26 de março de 2017 at 16:37

        Sempre visito o blog para reforçar a ideia do armário cápsula, há 8 meses tive conhecimento dele e venho tentando mudar desde então. Escorreguei nas compras algumas vezes (puxa!!) e creio que só agora amadureci bem tal ideia em minha vida. Consegui, para o outono de 2017, separar 45 peças (ainda quero diminuir), pretendo levar isso para o resto da vida. Bjosss

        • Reply
          Nati Grazziotin
          27 de março de 2017 at 14:52

          Que legal, Ana Paula!
          Espero que o blog te ajude mais e mais.
          Beijos

  • Reply
    Maria
    19 de outubro de 2016 at 22:26

    Conheci o blog agora e estou bem encantada, vou olhar sempre agora.

    • Reply
      Nati Grazziotin
      1 de dezembro de 2016 at 09:24

      Obrigada Maria! Quero tentar voltar a escrever mais ;)

  • Reply
    Carolina Marinho
    7 de novembro de 2016 at 11:08

    Amei demais as dicas…Super me ajuda…Criei um blog contando do desafio de viver 8 meses sem comprar roupa nova, esse post me ajudou muito.

    • Reply
      Nati Grazziotin
      1 de dezembro de 2016 at 09:19

      Que maravilha saber disso Carolina! Vou correndo olhar seu blog!

      Beijos

  • Reply
    Kíria
    9 de novembro de 2016 at 15:51

    Sabe, tenho procurado reduzir ao máximo. Identifico-me com o estilo minimalista, todavia me dá uma tristeza quando vejo tudo preto, branco, cinza (e azul)… :/

    Dá para ser minimalista com umas corezinhas, né?

    Mas no geral, gosto de tudo!

    • Reply
      Nati Grazziotin
      1 de dezembro de 2016 at 09:18

      Claro que dá sim! Eu já amo essas cores, mas claro que às vezes tenho vontade de colocar uma cor mais colorida.

      A questão é adaptar o armário ao nosso estilo, de “moda” e de vida!

      Beijos

  • Reply
    Jaqueline Campos
    28 de março de 2017 at 21:34

    Lindo blog mesmo! Adorei as dicas. :3
    Grande beijo!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

  • Reply
    SULAMITA MARIA DAMASCENO LOPES
    6 de maio de 2017 at 20:44

    Amei seu blog obrigada pelas dicas.
    Fiz minha primeira limpa no guarda-roupa em outubro/2016 porém estou vendo que mas peças ( que tem mais a ver comigo) irão sair em Julho para que eu possa renovar e combinar com as peças que tenho e gosto.
    Minha ultima aquisição foi uma camisa cinza (básica)
    Abraço.

    • Reply
      Nati Grazziotin
      8 de maio de 2017 at 11:04

      Que ótimo, fico muito feliz que o blog tenha te ajudado, Sulamita!
      Beijos

  • Reply
    Michele Maria Giacomini Aimi
    17 de maio de 2017 at 23:23

    Olá Nati, te acompanho desde o moça fresca, e esse seu amadurecimento me inspirou à amadurecer e a pensar no minimalismo como estilo de vida, estou seguindo suas dicas para montar um armário cápsula. Vou tentar nesse inverno!

    • Reply
      Nati Grazziotin
      20 de maio de 2017 at 10:36

      Querida, fico muito feliz que eu tenha te inspirado ;)
      Tenta e depois me conta o que sentiu!

    Deixe o seu comentário...