Porque um novo blog

2 minutos de leitura

Tudo começou com uma pulguinha atrás da orelha e uma sensação de frustração. Será que o que estou fazendo define quem eu sou hoje? Será que ainda faz sentido pra mim?

Me chamo Natália, mas podem me chamar de Nati. Moro em Passo Fundo, uma cidade de quase 200 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul. Sou jornalista, me especializei em moda e tenho um blog, o Moça Fresca. Desde 2008 escrevo sobre tendências, mostro inspirações, falo sobre decoração, viagens e até maternidade. Sempre gostei de escrever ali, mas com o tempo passei a observar e me perguntar se o que eu estava escrevendo me representava de verdade. Se gostar de moda significava necessariamente consumir, consumir, consumir, num ciclo que não tinha fim.

A resposta veio como um soco no estômago. Não. Apesar de sempre ter amado escrever no Moça Fresca, não estava mais encontrando sintonia, nem me enxergando mais nele. Porém, ao mesmo tempo não sabia como mudar e o que fazer. Estava perdida. Passei tardes e tardes pesquisando sites, assistindo a vídeos sobre os mais variados assuntos pra ver se tinha algum insight. Se conseguia me encontrar de alguma forma.

Uma luzinha se acendeu quando encontrei o link do blog americano Unfancy, que fala sobre guarda-roupa cápsula. Devorei o site em uma tarde e de repente tudo começou a fazer sentido pra mim. A ideia de ter poucas peças no armário – só aquilo que você realmente usa e ama – era sensacional. Meus olhos brilharam com todo aquele conceito. Isso porque não tinha só a ver com moda, tinha a ver com um estilo de vida, de desapego e busca por uma vida mais simples.

E esse estilo de vida tem nome: minimalismo. Comecei a pesquisar sobre o assunto e fiquei fascinada, porque além de um guarda-roupa cápsula eu poderia ter uma vida-cápsula – mais leve e com mais significado.

E o que a gente faz quando encontra um assunto tão interessante? Bom, pelo menos o que uma jornalista faz? Cria um blog!

Aqui no Minimallista a gente vai conversar sobre esse estilo de vida que busca mais qualidade e menos quantidade. Quero compartilhar com você minhas experiências nessa busca de viver uma vida rica com menos coisas. De ter mais espaço, mais tempo e mais energia para o que realmente importa pra mim.

Viver de forma mais simples, consumindo menos e melhor é o foco desse blog. Espero que a gente possa dividir muitas coisas boas por aqui.

Um beijo com carinho,

Nati

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 Comentários
  • Lucieda
    23/09/2015

    Nati, muito feliz por essa novidade. Precisamos entender que há uma responsabilidade muito grande nesse consumo desenfreado. Muitas vidas são prejudicadas pelo desejo “fast fashion”. Eu fui uma consumista voraz e há algubs anos consegui entender meu estilo, o que me faz feliz e ver que as revistas mensais são feitas para criar desejos imediatos e satisfazer nosso vazio através desse consumo descartavel. Acho que os 30 anos vem pra nos mostrar que queremos fazer o que gostamos e vestir o que somos.
    Parabéns!

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Primeiro comentário do blog, Luci! Sou super a favor de se vestir bem, mas nada impede que sejamos mais conscientes com relação ao que consumimos, né? O blog vai trazer todas essas questões, vai ser muito legal contar com a tua presença por aqui 🙂 Beijo, beijo!

  • Maria Isabel Vieira
    23/09/2015

    Sou apreciadora de moda e ao mesmo tempo entend que estamos vivendo uma época de mudanças de conceitos e estilos de vida, portanto a ideia de um guarda roupa enxuto, harmonioso e usável é muito importante no mundo que vivemos. Parabéns e quero seguir teu blog!

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Com certeza, Maria Isabel! Mas a gente tem que entender que gostar de moda não significa necessariamente consumir de maneira desenfreada, não é mesmo? Encontrar o nosso estilo, saber o que funciona, ter somente aquilo que usa e ama, é fundamental pra vivermos de bem com a gente mesmo. E isso não tem preço! Um beijo, com carinho!

  • Mariana Formigheri
    23/09/2015

    Amiga!!!
    O que você escreveu com certeza tem tudo a ver com seu novo estilo de vida! A “cara” do blog está lindo e leve como você é!
    Amei esse seu novo ponto de vista e já me inspirei!
    Super beijo e te desejo muito sucesso sempre!

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Mari amada! Obrigada pelas palavras!
      Fico tão feliz em saber que vocês gostaram, nem consigo expressar o quanto fico realizada com isso!
      Também achei o blog lindo, mas sou suspeita, né? 😉 Beijo, beijo!

  • Raquel
    23/09/2015

    Fico tão feliz por você ter se encontrado a partir da criação deste blog. Tenho certeza que será um sucesso, na verdade já é, porque os comentários são os melhores possíveis, e você já vem despertando nas pessoas uma nova consciência, eu já estou experimentando e estou me sentindo muito melhor. Parabéns amiga!

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Que lindo, amiga! Pois é, você vivenciou tudo isso comigo, né? E sabe o quanto me encontrei nessa nova abordagem, mais real, mais humana. Quero muito poder despertar isso mais e mais, porque tudo é uma busca. Obrigada, de coração! Tô muito feliz 🙂

  • Juliane
    23/09/2015

    Adorei a proposta do blog!! No aguardo do que vem por aí… Parabéns pela iniciativa e boa sorte!!!

  • Diego Chagas
    23/09/2015

    Nati que bacana !! Confesso que vinha notando algumas hashtags, fotos e conteúdos minimalistas nas suas publicações, e agora de fato um novo blog. Interessantíssima a proposta e muito válida para os tempos em que vivemos, minimizar nesse mundo globalizado é ganhar e evitar desperdícios em todos os sentidos entre as relações socioespaciais. Como citou a Lucieda, essa busca incessante por mais consumo, pode nos levar a pensar que somos menos se não conseguirmos ter isso ou aquilo. Vais mexer com a cabeça de muitas pessoas compartilhando teu conteúdo, pode ter certeza, esterei sempre atento e espero dicas masculinas também hein. Ááá e não menos importante o blog ficou verdadeiramente minimalista, design, logo, tudo. Parabéns, vida longa!

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Que comentário lindo, Diego! Muito obrigada, de coração. Pois é, estou nesse processo há alguns meses e ando bem consciente de que esse consumo desenfreado só nos prejudica, tanto economicamente quanto como seres humanos.Pode ficar tranquilo, que as postagens serão pra todos, homens e mulheres! Te espero por aqui 😉 Um beijo!

  • Juliana
    23/09/2015

    ADOREI!!! E muito me identifiquei! Desejo sucesso no novo blog… E realização na nova fase.

    • Nati Grazziotin
      23/09/2015

      Que ótimo Ju! Fico muito feliz com o teu comentário! Obrigada, obrigada 🙂
      Espero te ver aqui mais vezes!

  • Saone Teixeira
    24/09/2015

    Bah, curti muito a ideia desse blog! E fico muito orgulhosa de ver uma iniciativa bacana vindo de uma pessoa da minha cidade natal.
    Uma sugestão de livro que eu deixo é “a mágica da arrumação” por Marie Kondo. Não sei se você já leu esse livro, mas ele se encaixa muito no momento que você descreve estar vivendo.
    Sugiro também um clique no blog Cupcakes and Cashmere que é tido elaborado em um estilo minimalista e é lindíssimo.

    Abraço

    • Nati Grazziotin
      24/09/2015

      Oi Saone! Obrigada querida! Terminei de ler o livro da Marie Kondo e adorei, se encaixa muito nesse estilo de vida minimalista mesmo. Estou adaptando várias dicas para o meu dia-a-dia. E o Cupcakes e Cashmere é uma lindeza só! Espero te ver mais vezes por aqui 😉 Um beijo

  • Katarina Holanda
    24/09/2015

    Amei o seu blog, Nati! 🙂 Passei pelo mesmo processo há algumas semanas e a melhor coisa é poder falar sobre o nosso estilo de vida de verdade. Já estou acompanhando para não perder nada. Beeijo.

    • Nati Grazziotin
      25/09/2015

      Nossa, fiquei super feliz com seu comentário, Katarina! É isso mesmo, a sensação de falar sobre o que se ama e faz sentido de verdade na nossa vida, é maravilhosa! Beijos e espero te ver mais vezes por aqui 😉

  • Gardenya Barbosa
    25/09/2015

    Que lindo esse blog Nati, muito sucesso pra ti, vou acompanhar sempre!
    Bjim

    http://www.depoisquevocesefoi.com.br/

    • Nati Grazziotin
      25/09/2015

      Que lindo o seu comentário, Gardenya! Muito obrigada, querida, de coração! Beijos

  • Cacá
    29/09/2015

    Adorei o novo blog, desde o conceito até o design dele. Tenho pensado muito nisso ultimamente, principalmente depois da minha mudança onde, de fato, fiquei pensando porque estava carregando tanta coisa comigo. Fiz uma geral mas ainda não me encontrei. Vou continuar acompanhando e tentando encontrar as minhas 34 peças coringas também hehehe beijos e sucesso!

    • Nati Grazziotin
      30/09/2015

      Brigada, Cacá! Fico bem feliz 🙂
      Essa história de mudança sempre faz a gente se perguntar do porquê carregamos tanta coisa conosco. Fato. Que bom que está repensando tudo isso, já é um começo. E quanto ao guarda-roupa conciso, boa sorte! Posso dizer por mim que todo esse processo vale a pena e que hoje me sinto muito melhor e mais leve. No que precisar, estou por aqui. Um beijo

  • Aline Aragão
    10/12/2015

    Me identifiquei com sua história. Também estou lendo sobre minimalismo e armário cápsula há um bom tempo nos blogs/youtubers americanos (Becoming a minimalist, the minimalists, light by coco, nourishing minimalism) e realmente falta blogueiros brasileiros com bom conteúdo a respeito.

    Parabéns! 🙂