O SEU GUIA DE SIMPLIFICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL
Como simplifiquei minha rotina de beleza
Depois das roupas, o próximo setor que resolvi simplificar na minha vida foram os produtos de beleza. Afinal, que mulher não ama um shampoo e um creminho, né. E eu não sou diferente. Quando ia viajar, as principais compras eram de beleza. Um novo batom, uma nova máscara, aquele lançamento revolucionário para rugas, uma nova cor de esmalte da marca preferida. A lista era imensa. O resultado disso foi uma gaveta inteira cheinha de produtos novos, outra gaveta com maquiagens e uma bancada do banheiro cada vez mais entupida.
O destralhe aconteceu assim. Primeiro separei os produtos vencidos e joguei fora. Não adianta ficar com dó nessa hora, por mais que você tenha pago uma fortuna por aquele leave-in para evitar que os cabelos ficassem verdes na água da piscina sendo que você quase não entra na piscina 🙁 Pois é, agora já era. O produto venceu, você quase não usou e tem que jogar fora, por mais que isso doa.
Depois, setorizei os produtos por categorias: cabelo, corpo, rosto, pés, mãos. A partir dessa setorização fui separando aquilo que iria doar e o que iria manter. Esse método é bacana porque você tem uma ideia mais concreta da quantidade de coisas que você possui por categoria e se vale a pena ficar guardando tantos produtos variados para a mesma funcionalidade.
Coloquei 3 nichos dentro da gaveta e ali dispus todos os produtos que não uso muito no dia a dia, mas que eventualmente vou usar. Por exemplo, um shampoo novo, uma máscara hidratante, filtro solar, óleo para tomar banho de sol, etc.
Os produtos que uso no meu dia a dia ficam na bancada da pia e no box do chuveiro. Ainda preciso dar uma selecionada nos da bancada, mas basicamente é isso que tenho:
1 hidratante corporal Neutrogena | 1 demaquilante Clinique | 1 desodorante Nivea | 1 leave in para cabelos Lorea’l | 1 tônico facial refrescante Mary Kay | 1 hidratante diário facial Mary Kay | 1 creme noturno facial Clarins | 1 serum anti rugas Vichy | 1 sabonete para limpeza do rosto Mary Kay
No box tenho um pré-shampoo (para quando o cabelo precisa de uma limpeza mais pesada), um shampoo, um condicionador, uma máscara para os cabelos que uso 1 vez por semana, um shampoo Johnson’s que uso para limpar a maquiagem no chuveiro e uma Gillete. Além do sabonete, claro.
Pré-shampoo O Boticário | Shampoo Kiehl’s | Máscara capilar Kiehl’s | Condicionador Vichy | Shampoo Johnson’s | Gillete
Quanto às maquiagens funciona assim. Eu tinha uma gaveta numa penteadeira onde eu colocava todas as minhas makes. Mas como eu não gostava muito da luz da penteadeira, todos os dias levava as makes que queria usar para a bancada do banheiro. Para simplificar resolvi fazer o seguinte: coloquei as maquiagens que uso no dia a dia numa necessaire em cima da bancada. Como não são muitas coisas, acho tudo com facilidade. Sei que não é um método muito utilizado, mas tem funcionado para mim. O legal é que quando vou viajar já tenho a necessaire de makes praticamente pronta! Só falta colocar uma base e um pincel de sombra.
CC Cream Mary Kay | Studio Fix Mac | Corretivo Nars | Gel para sobrancelhas Anastasia | Rímel Colossal Maybelline | Rímel They’re real Benefit | Paleta Naked Flushed com bronzer, iluminador e blush Urban Decay | Lápis bege Contém 1g | Lápis preto Avon | pincel kabuki Panvel | Sombra Nix cor Over the taupe
Em cima da penteadeira tenho um nicho de acrílico onde coloco meus batons e minhas – duas – bases! Uma mais levinha e outra com mais cobertura. Além de dois iluminadores que não uso sempre.
Batons Mac e Chanel | Base Studio Fix Fluid Mac | Base Ultra HD Make up Forever | Iluminador Sun Beam Benefit | Iluminador O Boticário | Lip Balm EOS
Uma dica para simplificar é ter somente um produto para cada função, no máximo dois (por exemplo, uma base mais líquida e outra mais espessa). Fazer isso tem duas vantagens: quando o produto estiver perto de terminar você pode comprar um lançamento e começar a usar já e ainda não corre o risco de ter que jogar produtos no lixo por estarem fora do prazo de validade.
Avalie suas reais necessidades e tenha tudo que precisa à vista. Assim você evita o estresse de ficar procurando. Afinal, cuidar da gente tem que ser um momento gostoso, não é?
E pra você, como é a sua rotina de beleza? Organizada ou uma bagunça?
Amanda Almeida
18/10/2015Oi, tudo bem?
Gostei de mais da sua postagem. Eu sou um tanto cumulativa quanto à produtos, mas ultimamente tenho tentado me controlar e também me livrar se tudo aquilo que não tem mais utilidade ou que não pode maia ser usado.
Abraços,
Amanda Almeida
Nati Grazziotin
19/10/2015Tudo bem, Amanda! E você? Obrigada! Na verdade, se a gente não presta atenção vai acumulando coisas e mais coisas, né. É bacana fazer uma faxina geral e evitar de comprar por impulso, só quando precisa de verdade. É um exercício de auto controle, pra mim também 😉
Lindiane Rigo
19/10/2015Adorando esse novo estilo de vida e o blog Nati! Há alguns meses me deparei com um milhão de cosméticos. Então decidi que daquele dia em diante, só entra produto novo quando acabar e se realmente for necessário! Não tá fácil, mas o resultado é que estou usando tudo o que tenho e economizando pra viajar!!! Sucesso! beijos
Nati Grazziotin
19/10/2015Ai que amada, obrigada Lindi 😉 Fico extremamente feliz em saber que está gostando! É, não é fácil, ainda mais que hoje a gente é bombardeada por novidades a toda a hora, né. Mas é esse o espírito, economizar e focar no que mais ama <3
Carmela
20/10/2015Oi Nati, tudo bem? Quanto tempo não escrevo né?!
Estou adotando teu novo blog. Tu abordas temas tão simples (minimalistas, não é?! Hehehe), mas de uma importância extrema.
Há algum tempo tenho repensado esse excesso de coisas (roupas, cosméticos, sapatos e etc). É difícil suspender o consumismo quando tudo te influência a isso. Mas o fato é que teu novo blog veio de encontro com alguns pensamentos que estava tendo… Achei ótima tua iniciativa de compartilhar isso publicamente. Além disso, é uma maneira de acrescentar conteúdo em uma riqueza de simples detalhes.
Estava bem cansada de vários blogs, instagrams e snapchats, pois quase 100% direciona pro comercial e raramente discutem outras coisas – tão importantes.
De um tempo pra cá, perdi o encanto pelo mundo da moda e, por isso, parei de acompanhar diversas pessoas nas redes sócias, porque faltava algo (tu entende bem, né?!).
Evidente que todo mundo “precisa” comprar alguma coisa. A diferença está em comprar, na verdade, consumir bem. Algo que tenho feito agora: pato e penso bem se preciso, se vou usar e se não é por impulso.
Te parabenizo mais uma vez pelo novo blog e por tua nova “filosofia” de vida. Foi um prazer te conhecer e ainda compartilhar das tuas experiências.
Nati Grazziotin
20/10/2015Carmela, tu não imagina como fico feliz com um comentário como o teu! Só compartilho tudo isso aqui pra inspirar pessoas como você, que estão cansadas de tanto consumismo e falsas necessidades. Também estava bem desanimada com a moda por tudo isso, mas encontrei nessa nova abordagem uma forma mais real de falar de moda. Porque amo me vestir e passar, através das roupas, uma mensagem. Só entendi que não é preciso ter tanto pra isso. Agradeço muito pelo teu retorno! Um beijo grande 🙂
Cristine Mezzomo
24/10/2015Nati!
Estou adorando tuas postagens!
Andei lendo aquele livro da Marie Kondo sobre arrumação… Achei que seria “a hora” de simplificar a vida… Mas… Não foi desta vez!
Claro que já me desapeguei de muitas coisas que gostava! Sapatos e roupas até consigo desapegar… Mas de produtinhos de beleza… Esse é meu vício, e acho que não tenho tratamento!!
Vou te acompanhando, quem sabe um dia eu chego lá…
Beijos!
Bom fim de semana
Nati Grazziotin
24/10/2015Obrigada, Cris! O livro é muito bom mesmo, mas tem que estar disposta a mudar de verdade, né. É bem intenso o negócio 😉
Te espero por aqui mais vezes, espero poder ajudar de alguma forma.
Beijos, bom final de semana!
Fabiana Andrade
25/10/2015Parabéns Nati.
Estou adorando suas dicas, claro não é fácil ,mas com determinação vamos longe, não é só uma faxina de objetos é na alma no espírito- Se sentindo grata.
bjos Sucesso.
Nati Grazziotin
25/10/2015E eu me sinto grata pela seu retorno, Fabiana! É bem essa a ideia: uma “faxina” em tudo que não nos acrescenta! Obrigada 🙂
Guiomar Willig
26/12/2015Adorei as suas dicas. Na verdade não sou muito consumista, mas tenho algumas coisas “acumuladas” a algum tempo, e com suas dicas ficou muuito mais fácil me desfazer de alguns itens.
Parabéns e muito obrigada
Nati Grazziotin
30/12/2015Que ótimo que pude ajudar de alguma forma, Guiomar!
Boa sorte aí no destralhe! Beijos!
Nadine
29/12/2015Adorei!
Era a inspiração que eu estava precisando para organizar a minha rotina de beleza.
Nati Grazziotin
30/12/2015Maravilha, Nadine! Se quiser volta aqui me contar como ficou 😉
Arielli
17/02/2016Descobri seu blog agora, que coisa mais linda <3 parabéns pelo conteúdo. Pra simplificar minha rotina de beleza eu só duplico produtos que vão na bolsa pra não ficar tirando e colocando sabe, para o resto um de cada vez, nada de dois shampoos em uso ou vários hidratantes, só perfume que gosto de ter um pro dia e um pra noite, mas no geral simplifico ao máximo, amei suas dicas.
Nati Grazziotin
17/02/2016Que bom saber disso Arielli! Obrigada 🙂
É, não duplicar, principalmente em produtos capilares é o meu grande desafio, amo um produtinho novo pra domar meus cabelos, hehe!
Passe mais vezes por aqui, beijos!
Larissa Carvalho
17/03/2016Oi Nati, estou começando a me interessar por um estilo de vida mais simplificado e entre tantas pesquisas acabei conhecendo seu blog e estou encantada! Esse post em especial chamou muito a minha atenção, moro com meu namorido e filha, tenho uma penteadeira e sempre disse que não precisava ter além do que as 3 gavetas da minha penteadeira suportaria e hoje tenho mais dois gaveteiros lotados de maquiagem, além de produtos de papelaria (tudo misturado). Li o livro da Marie Kondo e estou trabalhando no desapego, mas ainda é difícil!
Você sem dúvida se tornou uma inspiração.
Beijos e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!
Nati Grazziotin
18/03/2016Oi Larissa! São comentários como o seu que fazem o blog fazer sentido!
Que bom que consegui te inspirar, é esse é o meu objetivo aqui 🙂
Só de você demostrar interesse por esse assunto significa que já tomou o primeiro passo para um estilo de vida mais simples.
Espero continuar te ajudando por aqui.
Um beijo!
Stephanie Kamilla
06/08/2018Gostei do post, tenho uma dúvida, uma maneira de simplificar mais ainda no quesito cremes corporais, usar o creme corporal no lugar do creme para as mãos e pés. Hidrata a mesma coisa, seria uma maneira de otimizar também?
Nati Grazziotin
02/07/2019Oi Stephanie, respondendo depois de quase 1 ano ainda vale?
Acredito que hidratante é algo que possa ser usado para partes do corpo diferentes sim.
Única coisa é o rosto que é mais sensível, aí teria que cuidar 😉