Bem Estar

Comemorando o Natal com mais significado

Primeiro gostaria de me desculpar pela falta de posts aqui no blog. Estou passando por uma fase de mudanças – que logo mais eu conto :) – e isso tem me deixado sem foco. O que não significa que estou com menos tempo, mas sim, sem vontade e inspiração para escrever. E como prezo muito pelos textos e assuntos abordados aqui no Minimallista, prefiro não fazer do que fazer mal feito. Espero que entendam ;)

Bem, mas vamos ao assunto do post.

Com a chegada do Natal as pessoas parecem enlouquecer em busca de presentes, muitas vezes sem qualquer significado, somente por obrigação. Afinal, Natal sem presentes não tem graça, certo? Hum, venho me fazendo essa pergunta e conclui que pode ter graça sim, se você colocar o verdadeiro espírito do Natal em primeiro lugar.

Não vejo nada de errado querer presentear amigos e pessoas queridas. Mas desde que esse presente seja comprado pensando na pessoa de forma genuína, um presente que tenha a ver com o momento de vida da pessoa, algo que fez você se lembrar do presenteado.

O que não concordo é essa obrigação de dar presente por dar. Já avisei a família que esse ano eu e meu marido vamos presentear somente as crianças (quem tem crianças na família sabe como é importante esse momento para o imaginário deles). Expliquei que queremos evitar o consumo exacerbado e o estresse de sair às compras nessa época do ano. Vamos ver como vai ser, mas por enquanto estou me sentindo muito mais livre por não ter a obrigação de sair com uma lista de presentes na mão e enfrentar lojas cheias e vendedores loucos para bater as metas.

E para comemorar o Natal com mais significado listei algumas dicas que podem ajudar.

Desacelere. Eu sei como é difícil, mas pelo menos tente. Aproveite o recesso e até mesmo as férias que muitas vezes acontecem nessa época para desacelerar. Pense no ano que passou, analise o que fez de bom, o que seria bom melhorar. Se tiver feito aquela lista de resoluções do ano novo, confira e veja o que realizou e o que ficou para trás. Fique um tempo sozinho, isso é bom para olhar para dentro e ver o que quer que seja diferente no ano que está prestes a começar.

Faça um Calendário do Advento. Para quem tem filhos, essa é uma boa forma de incorporar o espírito do Natal. O calendário começa no dia 1° de dezembro e vai até a véspera do Natal, no dia 24. A cada dia prepare uma surpresa: uma brincadeira, um doce, uma mensagem, um passeio, uma história. Fazendo assim a contagem regressiva para a noite de Natal. Para entender a história e ver ideias para fazer o seu calendário, clique aqui.

Prepare biscoitos natalinos com as crianças. Natal com crianças é muito mais legal, né. E essa é uma maneira bem bacana de se divertir na véspera e fazer com que as crianças participem da organização da festa. Minha sogra sempre convida os netos para preparar com ela os biscoitos e na noite de Natal eles ficam super orgulhosos!

Prepare uma mensagem de paz, amor e agradecimento para ler antes do jantar. Peça para alguém da família que goste de escrever para fazer uma mensagem. Certamente o jantar vai ganhar muito mais emoção depois dessas palavras.

Não esqueça de agradecer. Vá até um lugar calmo e agradeça pelo seu ano. Pense em todas as coisas boas que aconteceram, isso gera um sentimento de bem estar. A gente acaba só pensando nas coisas ruins e que não deram certo e esquecemos das coisas boas. Somente o fato de estar vivo e com saúde já é um grande motivo para agradecer, não é verdade?

E você? Como gosta de comemorar essa data tão especial?

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário...