Minimalismo Organização

Prioridades e minimalismo

Que a rotina da maioria das pessoas hoje é bem intensa todo mundo concorda, não é mesmo? Quem nunca perguntou para um amigo como anda a vida e recebeu um “cê sabe, uma correria…” como resposta? Acho que todo mundo.

E além do trabalho, que demanda um tempo bastante significativo na vida de qualquer um, ainda temos que dar atenção à família, à saúde, aos amigos, a nossa espiritualidade… Ou seja, tudo o que faz parte da vida da gente deve ter um espacinho guardado durante a semana, ou o mês que seja, pra não ficarmos em falta. E é aí que entram as nossas prioridades.

O que de fato queremos que esteja sempre presente na nossa rotina? O que nos faz falta?

Seria ótimo se de tempos em tempos fizéssemos essas perguntas para assim analisar se podemos ou não cortar coisas que não fazem mais sentido estarem na nossa vida. Dessa forma, temos a chance de liberar espaço para aquilo que nos faz bem. Por isso é tão importante definir as nossas prioridades. Aquilo que queremos dar mais atenção naquele momento.

E para definir prioridades quando tudo parece urgente, é importante primeiro ter uma noção do plano geral. Coloque tudo o que você precisa fazer e resolver em um só lugar. Pode ser numa planilha no computador ou até num pedaço de papel. Depois, defina o que é mais importante resolver em ordem cronológica. Agendas semanais, onde enxergamos todos os dias da semana são uma boa ideia.

Existem inúmeras formas de organizar melhor as suas atividades, como aplicativos onde você coloca suas metas do dia, por exemplo, e determina quais são as mais importantes. No fim do dia você analisa o que concluiu e o que precisa dar mais atenção no dia seguinte.

Mas o que quero deixar claro com esse post é que às vezes temos diversas atividades que podem ser excluídas. Simplesmente não precisamos mais nos envolver, podemos deixar de lado. E isso vai tirar um peso enorme das nossas costas. A gente tem mania de querer abraçar o mundo e isso não é saudável. Dizer não faz bem. Dar espaço para as coisas que nos tornam realizados e eliminar aquilo que não faz mais sentido é um passo importante para uma vida mais leve e feliz.

Que tal pensar nisso? 

2 Comentários

  • Reply
    susany oliveira
    11 de junho de 2016 at 17:19

    Tenho tentado priorizar as coisas na minha vida, as vezes me pego fazendo milhões de coisas ao mesmo tempo e acabo não fazendo bem aquilo e isso me deixa mal. Acho que acaba sendo uma luta diária priorizar certas coisas na vida, pelo menos para mim, pois não consigo ficar nas mesmice. Bjs adoro seus posts

    • Reply
      Nati Grazziotin
      27 de junho de 2016 at 17:53

      Eu também sou assim, Susany. Pra mim é difícil fazer uma coisa de cada vez e acabo não terminando nada :(
      É bem como você disse, uma luta diária!
      Obrigada! Bjos

    Deixe o seu comentário...